Notícias

Home » Notícias » ACRJ realiza III Seminário de Governança e Compliance

12/06/2019

ACRJ realiza III Seminário de Governança e Compliance


Para um auditório completamente lotado, a Associação Comercial do Rio de Janeiro realizou dia 7 de junho, o III Seminário Nacional de Governança e Compliance, que debateu a cultura da integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras. O 2º Vice-Presidente da ACRJ, Hélio Ferraz, representou a Presidente Angela Costa, na abertura: “Hoje, estamos aqui para tratar de temas que consideramos centrais à afirmação de uma sociedade baseada na livre iniciativa. Portanto, na minha opinião, esse é o evento mais importante que ocorre na Casa de Mauá”.

O Benemérito e Presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ, Humberto Mota Filho, ressaltou o valor do evento e das práticas de Governança e Compliance nas pequenas e médias empresas. “Esse seminário nasceu da constatação da necessidade de informar e apoiar os pequenos e médios empresários no fomento da cultura da integridade. As grandes corporações já exigem programas de integridade de seus fornecedores e em breve eles serão uma questão de sobrevivência para o negócio”, afirmou.

Ele apontou que 36% das micro e pequenas empresas brasileiras já vendem para grandes corporações, de acordo com pesquisa do Sebrae. O estudo também relata que 24% das médias e pequenas empresas já vendem para a União, estados e municípios. Há 35% que ainda não negociam, mas desejam começar a fazê-lo. Segundo ele, os donos dos pequenos negócios têm percebido que a adoção de códigos de ética e programas de integridade estão se tornando pré-condição para conquista de mercados. Humberto apontou ainda que 80% dos empreendedores gostariam de ter uma empresa reconhecida por contar com programa de integridade, porém que 70% declaram não possuir iniciativas nesta direção.

Advogada do Instituto Gênesis Puc-Rio – incubadora de startups da PUC – Priscilla de Paula Ricci lembrou as discussões entre o instituto e o CE de Governança e Compliance com o objetivo de estudar a melhor forma de despertar o interesse dos empreendedores na adoção de práticas de compliance no dia a dia das startups. “Tem sido um desafio. Temos que demonstrar que a adoção de um programa de integridade é compatível com o modelo de negócios de startups, sem engessar o desenvolvimento das atividades”, afirmou, defendendo ainda a necessidade de proteger o empreendimento com o uso dessas ferramentas.

O Coordenador-Geral do Capítulo Rio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), João Laudo de Camargo, explicou a importância do tema para o IBGC. “Temos o desafio, aqui no Rio de Janeiro, de alcançar essas empresas, de encontrar maneiras de interagir com elas”, disse. Nesse contexto, ele apresentou a revista produzida pelo IBGC, chamada Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras, que apresenta um levantamento sobre o estado atual da governança em empresas familiares brasileiras. A revista foi lançada no dia 4 de junho.

A Mesa de Honra do evento contou ainda com a prestigiosa presença do Presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Eustáquio Cesar Mota, e do Presidente da SNA e Diretor-Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-Rio), Antônio Alvarenga Neto, que falou brevemente aos presentes.

Em seguida, a Professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar Silva, representando o Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, assinou o termo de acordo de cooperação técnica e acadêmica entre a ACRJ e a EMERJ.

  • 1º painel: Como traduzir os programas de compliance para a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras?
  • 2º painel: Quais os principais impactos positivos da governança e do compliance nas pequenas e médias empresas?

O evento teve apoio do IBGC, Columbia Global Center, OAB-RJ, Instituto Compliance Rio – IC Rio, Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (CEBRAD), Escola de Negócios da Puc-Rio, Instituto Gênesis PUC-Rio, Firjan, Sebrae, Rio Convention and Visitors Bureau e Riosoft.

Acesse aqui a matéria completa, apresentações e fotos.

Fonte: ACRJ Notícias

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2019 | Todos os direitos reservados.
Bitnami