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ANÁLISE SETORIAL

A palavra de ordem na área de transportes públicos é, sem dúvida alguma, buscar projetos singulares que contribuam na redução dos impactos dos congestionamentos na vida dos cidadãos, bem como dos seus efeitos sobre o uso e ocupação do solo e sobre o desenvolvimento sustentável da região.

As experiências observadas em grandes metrópoles demonstram que os sistemas de transporte rápido por ônibus continuam a ser os mais baratos e de grande capacidade. Por apresentarem uma enorme flexibilidade, constituem-se como a melhor opção, em diversos continentes.

Por outro lado, as evidências positivas da relação benefício/custo aliadas ao curto prazo de realização de investimentos em transporte rodoviário, comparado aos demais modais, ressaltam a sua enorme contribuição para tornar efetiva uma maior mobilidade da população.

A expectativa de que o transporte coletivo seja efetivamente tratado como prioridade nos investimentos de infra-estrutura rodoviária é uma antiga aspiração do Setor.

São eles:
aumento da fraude na utilização indevida das gratuidades;
aumento do transporte não regulamentado;
priorização do transporte privado;
insegurança;
trânsito congestionado.

Algumas consequências:
redução da demanda apesar do aumento da oferta;
aumento do custo do sistema;
aumento de tarifa;
incentivo à operação de veículos não regulamentados (vans e piratas).

Problemas futuros:
Aumento da idade média da frota;
Aumento do endividamento;
Redução dos investimentos;
Redução dos benefícios sociais;
Inviabilização de parcerias com o Governo.

Soluções propostas pelo setor:

Curto prazo:
Faixas exclusivas e bloqueadas para ônibus;
Determinação de fontes de custeio para as gratuidades.

Longo prazo:
Corredor expresso;
Terminais e pontos de parada.

Fonte: Setrerj



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