Projetos

Home » Projetos

Projetos Sociais

 Projeto Ônibus Amigo

O Projeto “Ônibus Amigos, Conhecendo Minha Cidade” tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização da população sobre a importância da utilização do transporte coletivo no turismo sustentável, enfatizando a mobilidade nos deslocamentos pela cidade mostrando as vantagens de utilização do ônibus para se alcançar todos os pontos turísticos da cidade. Também pretende tornar os atrativos turísticos mais conhecidos perante os moradores e sensibilizar a população local sobre a importância do turismo para o desenvolvimento da Cidade.

Foto: Setrerj

 

 Projeto Social Karatê com Cidadania

O motorista Erivaldo Sutero, professor de Karatê e membro da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro cria, com o apoio do Setrerj, o Projeto Social Karatê com Cidadania, na Comunidade do Salgueiro, no Município de São Gonçalo, para crianças, adolescentes e adultos, com aulas de karatê totalmente gratuitas, como parte de um projeto de cidadania que visa educar os jovens, formando verdadeiros campeões na vida e no esporte.

Fotos: Setrerj

 

  Aula Passeio – SEMTRAN SG – Educação para o Trânsito

Através da atividade prática (visita a Empresa de ônibus), o Projeto Aula Passeio tem como objetivo identificar o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, uma vez que essa visita pode levar os alunos a desenvolver a capacidade de posicionar-se frente a questões que interferem na vida coletiva, superar indiferenças, intervir de forma responsável. Assim acreditamos que a Aula Passeio possibilita atingir uma visão ampla e consistente da postura dentro de um coletivo, além de oportunizar um trabalho educativo que possibilita e estimula a participação social.

Foto: Setrerj

 

  Programa Empresas de Portas Abertas

Trata-se de uma das atividades que a Fetranspor desenvolve de forma conjunta com as empresas associadas. Entre os objetivos do Programa destacam-se a aproximação do cliente com a empresa que utiliza em seus deslocamentos para trabalho, estudo, saúde ou lazer e o estabelecimento de uma relação de cordialidade e confiança com os passageiros, a partir de medidas que atendam aos anseios e necessidades por eles expressos, mostrando o comprometimento da empresa em prestar o melhor serviço e cumprir bem seu papel, cada vez mais relevante para a sociedade.

Foto: Jorge dos Santos

 

 Escola de Democracia da Câmara Municipal de Niterói – Auxilio no transporte de crianças

A Câmara Municipal de Niterói dá a sua contribuição com o Projeto Escola de Democracia. Através de agendamento prévio os estudantes, crianças ou adolescentes, ocupam o plenário e conhecem as dependências da Casa. A cada sessão plenária as crianças questionam os vereadores sobre o funcionamento da Casa. Um dos locais que desperta mais atenção dos pequenos cidadãos. O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), parceiro no projeto, transporta gratuitamente todos os estudantes, além de fornecer material didático.

 

 Ações Sociais

As Ações Sociais do Setrerj tem como objetivo oferecer serviços com, informações sobre a gratuidade (Especial, Idoso e Estudante), desbloqueio de cartão, teste de biometria, entrega de brindes.

Fotos: Setrerj

 

 Campanha do Agasalho

A Campanha “Doe um agasalho”, organizada pelo Setrerj, incentiva as pessoas a doarem seus agasalhos, cobertores e mantas, que não estão sendo usados, para pessoas que mais precisam. As doações são encaminhadas para a Associação Pestalozzi de Niterói, que atende uma população carente de cerca de 15 mil pessoas entre crianças, adultos e idosos, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência. O Setrerj já faz essa campanha há 5 anos, tendo recolhido, no ano passado mais de 350 peças de roupas.

Arte: Setrerj

 

 Campanha Natal da Solidariedade

A Campanha “Natal de Solidariedade”, organizada pelo Setrerj, incentiva as pessoas a doarem brinquedos e livros infanto-juvenis para as crianças que estudam ou fazem tratamento no Instituto Pestalozzi, em Niterói. A Associação Pestalozzi de Niterói atende uma população carente de cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos, que possuem algum tipo de deficiência ou não, na sua maioria participantes de programas assistenciais. O Setrerj já faz essa campanha há 07 anos (desde 2009), tendo recolhido, no ano passado mais de 149 brinquedos.

Arte: Setrerj

 

 Fetranspor Social – Transportando Educação e Cultura

O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso de estudantes a museus e espaços culturais na Cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para o aprimoramento da educação. Estimular o conhecimento através da cultura, incentivando a compreensão do ambiente social, natural, político, artístico e de tudo o que fundamenta os valores da sociedade, acelerando a educação e produzindo conhecimento.

Foto: Arthur Moura

 


 

Projetos Educacionais

 Projeto Simulador de Direção

O Programa de Direção por Simulador foi desenvolvido pela UCT para incentivar a melhoria de performance dos motoristas de ônibus do estado do Rio de Janeiro, uma vez que a utilização desta moderna tecnologia permite identificar eventuais falhas e vícios destes profissionais e ainda incentivar melhores práticas.


 Projeto Motorista Amigo do Ciclista

A iniciativa do Projeto tem como objetivo estimular os condutores de ônibus a melhorar a relação com quem usa a bicicleta no dia a dia das cidades. É uma forma de mostrar que a bicicleta não precisa ser a vilã na rotina de quem está no volante. “Sou ciclista e gostaria de parabenizar os motoristas da Viação Pendotiba, pois são muito atenciosos e cuidados conosco na rua. Que continuemos assim, um respeitando o outro na rua!” – disse a ciclista Mariana Abu em e-mail para a empresa.

Arte: Fetranspor


 Escola de Formação de Novos Motoristas – Sest Senat

 



Projetos Ambientais

 Programa Economizar

Tendo em vista que no setor de transporte são muitos os benefícios a alcançar com projetos e programas continuados que visem à eficiência energética na sua operação, o Conpet (Petrobras) criou em 1996 o ‘Programa Economizar’, programa destinado ao setor de transporte de cargas e de passageiros de todo o país com foco na redução do consumo de óleo diesel. Esta redução no consumo, por sua vez, representa uma redução de custo significativa para o operador, além de mitigar alguns dos problemas socioambientais, sejam eles de caráter local (poluição atmosférica), regional (chuva ácida) e global (efeito estufa) com a emissão evitada de poluentes. Em 2006, o Setrerj faz sua adesão ao Programa Economizar, iniciando sua cooperação às empresas filiadas nas questões ambientais.

 

 Programa Despoluir

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e o Sest Senat criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores. Neste mesmo ano o Setrerj faz a adesão ao Programa Despoluir. Desde forma ampliando o programa Ambiental Setrerj, disponibilizando dois programas de alto nível para atender as empresas filiadas.Como funciona:  As empresas participantes são visitadas periodicamente (quadrimestralmente) pelos técnicos do programa que fazem a avaliação (medição de opacidade) de toda frota de ônibus pertencente as empresas filiadas ao Setrerj. Essas visitas são previamente agendadas com as empresas, e são realizadas por unidades móveis dotadas dos equipamentos (opacímetros) desenvolvidos para realização das medições veiculares.

Os veículos aprovados no Programa Ambiental Setrerj poderão usar o Selo Verde, reconhecido pelos estados e municípios por meio de acordos de cooperação assinados entre os órgãos ambientais locais, as entidades de transporte, Conpet / Petrobras e a CNT/ Sest Senat . Finalizada a visita em cada empresa será sempre gerado um relatório que deverá ser enviado ao Órgão Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (Inea), em cumprimento com a legislação em vigor do órgão ambiental citado.

 


 

Projetos de Apoio ao Setor

 SAFE – Combate à Insegurança e ao Vandalismo

Levantamento recente feito pela Revista Ônibus aponta que somente nos primeiros seis meses deste ano, 56 ônibus já foram incendiados no Estado do Rio de Janeiro – número que cresce diariamente. Passageiros, motoristas e cobradores enfrentam o dilema da insegurança nos seus deslocamentos diários.
Como forma de controle e prevenção a futuras ocorrências, a Fetranspor juntamente aos sindicatos e empresas associados utiliza o SAFE. O Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência (SAFE) é um projeto que serve de apoio de inteligência para que as autoridades de segurança possam garantir a integridade dos passageiros e de quem trabalha todos os dias nas diversas linhas distribuídas pelo Estado.

 

 Biometria – Combate à fraude nas gratuidades

Biometria é uma das mais novas tecnologias para confirmar uma identidade através da digital, encontrada em nossos dedos. Dessa forma, já podemos garantir que a pessoa é realmente a beneficiada pelo serviço – dando segurança a quem tem direito à gratuidade: idosos, estudantes e pessoas com deficiências. Todos os ônibus de Niterói e São Gonçalo estão utilizando o sistema de biometria para embarcar os passageiros portadores de gratuidade. O objetivo é comprovar que o portador do cartão é, realmente, a pessoa que tem direito ao benefício, combatendo assim as fraudes nas gratuidades. Para que os usuários se habituassem mais rapidamente com a utilização da nova tecnologia, as empresas investiram fortemente em divulgação e treinamento, dos seus funcionários e dos passageiros.

 


 

Projetos em parceria com os governos estadual e municipais

Projeto Ligação Niterói – São Gonçalo: Vias Urbanas

 

Projeto Ligação Niterói – São Gonçalo: Aproveitamento do eixo ferroviário

 

Programa São Gonçalo 2000 e o Sistema de Transportes de São Gonçalo

 

 Utilização do leito ferroviário de São Gonçalo como Corredor Expresso para ônibus

 

São Gonçalo em Movimento

 

Corredor Niterói São Gonçalo

 

 Produção de projetos de corredores exclusivos para a Alameda São Boaventura

©Copyright Setrerj 2017 | Todos os direitos reservados.