GRATUIDADES:
RIOCARD ESPECIAL



Municípios da base SETRERJ

O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro - SETRANS. A parte da frente do formulário deve ser preenchida pelo solicitante e o verso por um médico de Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS. O documento deve conter todas as informações sobre a deficiência e, no caso de doentes crônicos, o tratamento em andamento.

Documentos necessários:

Portadores de deficiência
Cópia dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; 1 (uma) foto 3x4.

Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.

Doentes crônicos
Os documentos relacionados acima e cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde ou conveniada com o SUS onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito no laudo.


Como funciona?

Deficientes físicos, visuais, auditivos ou mentais recebem cartões que garantem a gratuidade equivalente a 60 viagens mensais em cada tipo de transporte (barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens).

Beneficiários residentes em municípios conveniados também receberão 60 viagens em transporte rodoviário intermunicipal.

Doentes crônicos recebem gratuidade unicamente se o tratamento for realizado em cidade diferente da qual resida, com exceção dos municípios que possuam convênio com a Secretaria Estadual de Transportes. Neste caso, o benefício é válido especificamente nos transportes utilizados para a realização do acompanhamento médico. Para quem mora e realiza o tratamento na cidade do Rio de Janeiro, é possível solicitar o cartão caso o deslocamento seja feito através de metrô ou trem.

Onde solicitar?

O Vale Social está presente em todo o Estado do Rio de Janeiro, e pode ser requerido em mais de 200 postos de atendimento, incluindo as unidades do Programa Rio Poupa Tempo, os Postos da Fundação Leão XIII, da Associação Pestalozzi, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), e no Instituto Benjamin Constant, entre outros. Veja a listagem completa no site www.valesocial.rj.gov.br.

Solicitação de 2ª via

A solicitação da 2ª via é feita somente na Central de Atendimento, através do telefone (21) 4003-3737, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h.


 
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