Notícias

Home » Notícias » Vyapaar Se Vyapaar Ko: Workshop Train-the-Trainers e Treinamento de Prevenção à Corrupção em Mumbai

02/12/2019

Vyapaar Se Vyapaar Ko: Workshop Train-the-Trainers e Treinamento de Prevenção à Corrupção em Mumbai


Mumbai, Índia

Por Seema Choudhary

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, a Alliance for Integrity realizou um workshop Train-the-Trainer em cooperação com a Câmara Indo-Alemã de Comércio em Mumbai. O evento buscou induzir especialistas de compliance de grandes companhias a se juntarem à equipe global de treinadores da Alliance for Integrity. Os participantes foram instruídos a conduzir treinamentos de integridade em negócios para pequenas e médias empresas (PMEs), com pouca ou nenhuma experiência no campo de anticorrupção. Os treinamentos focam em medidas e processos para o desenvolvimento e implementação de programas de compliance.

Dez representantes de vários setores, incluindo o automotivo, siderúrgico, midiático, digital, estandardização e lifestyle, completaram com sucesso o workshop para se tornar um treinador da Alliance for Integrity na Índia.

Ao longo do dia, os participantes foram orientados por meio de exemplos práticos e estudos de caso sobre a definição de corrupção, as “áreas cinzas da corrupção” e dilemas relacionados a elas enfrentados pelas PMEs regularmente. Os participantes foram encorajados a pensar em abordagens práticas para reagir a estas situações da perspectiva de uma PME. Eles receberam dicas para se comunicar e convencer PMEs a incorporar uma cultura de integridade não somente por uma perspectiva ética, mas também como um argumento-chave para se fazer negócios.

No segundo dia, os treinadores recém-formados conduziram um treinamento de prevenção à corrupção para PMES. Os treinadores trouxeram sua própria experiência, realizando uma sessão interativa e demonstrando sua qualidade e criatividade como treinadores. Em um ambiente de confiança e segurança, os representantes das PMEs compartilharam seus desafios e preocupações.

A sessão de assessoramento de risco foi importante uma vez que auxiliou os novos participantes em priorizar e personalizar os programas de compliance a suas necessidades.

Um participante afirmou: “o treinamento me ajudou a entender melhor as áreas cinzas da corrupção”, ao passo que um outro acrescentou: “me deu opções para enfrentar problemas ao invés de contar teorias sobre o que é certo ou errado”.

O treinamento apoia as empresas a preencher os requisitos referentes à última emenda ao Ato de Prevenção à Corrupção de 2018. A nova emenda incluí as empresas ao objeto da lei e torna crime a participação delas em atos de corrupção. A lei, contudo, provê defesa às companhias para atividades levadas a cabo por seus empregados, isto é, as empresas não seriam responsabilizadas por atividades dos funcionários se elas provarem que a organização detém um “mecanismo de compliance apropriado” em vigor.

Os treinadores consideraram o treinamento da Alliance for Integrity como muito inovativo e sustentável, haja vista que as empresas agem coletivamente na luta contra a corrupção. A Alliance for Integrity, junto aos treinadores, decidiu estabelecer um grupo de trabalho de treinadores para melhorar o material de treinamento, prover recursos para o reforço das capacidades das PMEs de desenvolver e aprimorar sistemas de gestão de compliance, e ampliar o alcance dos treinamentos.

O treinamento foi dado conjuntamente por Seema Choudhary, Network Manager da Índia, e Carolina Andrea Echevarria, Regional Manager América Latina da Alliance for Integrity.





Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2019 | Todos os direitos reservados.