Notícias

Home » Notícias » Workshop Train-the-Trainers e treinamento “De Empresas Para Empresas” para mulheres empreendedoras na Cidade do México

25/11/2019

Workshop Train-the-Trainers e treinamento “De Empresas Para Empresas” para mulheres empreendedoras na Cidade do México


Cidade do México, México

Por Brenda Mireles Juárez

Nos dias 4 e 5 de setembro, dois treinamentos foram organizados pela Alliance for Integrity na Cidade do México. No primeiro dia, 30 especialistas em compliance dos setores privado e público, sociedade civil e organizações internacionais participaram em um workshop Train-the-Trainers, com o principal objetivo de obter ferramentas para compartilhar seu conhecimento, especialmente com Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os/as especialistas vieram de Monterrey, Sonora e Chihuahua da região norte, e de Nayarit e Jalisco do oeste do México.

Durante o workshop, os/as oficiais de Compliance de vários setores produtivos p.ex farmacêutico, construção e eletrônico receberam ferramentas valiosas e informações relacionadas à implementação efetiva de sistemas anticorrupção em PMEs. O grupo teve discussões entusiasmadas de suas percepções e experiências quanto às necessidades de anticorrupção em suas regiões ou setores de trabalho. Posteriormente, desenvolveram estratégias para assegurar a implementação do treinamento de prevenção à corrupção DEPE em outras regiões do México.

A fim de equipar os/as especialistas em compliance com ferramentas adicionais e dicas de comunicação para realizar um treinamento de prevenção à corrupção, eles e elas participaram- como parte de sua formação- em um treinamento DEPE no dia seguinte. É importante para os treinadores e treinadoras obter as ferramentas necessárias para gerenciar situações específicas e diferentes configurações de grupo.

A Alliance for Integrity promove um meio inclusivo de engajamento e, portanto, identificou as mulheres empreendedoras como um público-alvo que é com frequência afetado pela corrupção de modo diferente do que seus colegas homens. O público deste DEPE consistiu de cerca de 20 mulheres representantes de PMEs. As participantes compartilharam suas experiências na área de anticorrupção e compartilharam experiências sobre os desafios enfrentados por elas em seu cotidiano de trabalho. O propósito do formato deste DEPE é criar as capacidades e empoderar as mulheres para enfrentar questões de corrupções por meio de soluções práticas para a integridade empresarial.

Os/as participantes do Train-the-Trainers consideraram esta iniciativa uma forma inclusiva de prover às PMEs as capacidades para estarem melhor preparadas para resolver situações específicas de corrupção. Os treinadores e treinadoras reafirmaram sua motivação para realizar os treinamentos DEPEs em suas regiões e fortalecer o impacto da Alliance for Integrity no México.

O Train-the-Trainers foi desempenhado por Ariadne Krehovski de Souza, Focal Point da Alliance for Integrity para Argentina, Paraguai e Uruguai, e por Marco Pérez, Network Manager da Alliance for Integrity para México e Colômbia. O DEPE para mulheres empreendedoras foi realizado por Ana Karen Tirado, Coordenadora de Responsabilidade Empresarial da Organização Não-Governamental Persé-Fechac de Ciudad Juárez, Mariana Suárez, Especialista em Compliance da Siemens México, e Carlos Martín, Compliance Officer da AXA Seguros no México.

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2019 | Todos os direitos reservados.