Análise setorial

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A palavra de ordem na área de transportes públicos é, sem dúvida alguma, buscar projetos singulares que contribuam na redução dos impactos dos congestionamentos na vida dos cidadãos, bem como dos seus efeitos sobre o uso e ocupação do solo e sobre o desenvolvimento sustentável da região.

As experiências observadas em grandes metrópoles demonstram que os sistemas de transporte rápido por ônibus continuam a ser os mais baratos e de grande capacidade. Por apresentarem uma enorme flexibilidade, constituem-se como a melhor opção, em diversos continentes.

As evidências positivas da relação custo/benefício aliadas ao curto prazo de realização de investimentos em transporte rodoviário, comparado aos demais modais, ressaltam a sua enorme contribuição para tornar efetiva uma maior mobilidade da população. A expectativa de que o transporte coletivo seja efetivamente tratado como prioridade nos investimentos de infraestrutura rodoviária é uma antiga aspiração do setor.

Por outro lado, o setor rodoviário lida diariamente com obstáculos que dificultam o pleno aproveitamento do sistema oferecido aos usuários. Estes entraves geram consequências e possíveis problemas futuros que impactam tanto a rede de transportes quanto aos usuários, conforme mostra o esquema abaixo:

Fonte: Setrerj

A fim de solucionar estes problemas, o setor apresenta propostas a curto, médio e longo prazo:

Fonte: Setrerj
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