Projetos Sociais
Aula Passeio – SEMTRAN SG – Educação para o Trânsito
Através da atividade prática (visita a Empresa de ônibus), o Projeto Aula Passeio tem como objetivo identificar o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, uma vez que essa visita pode levar os alunos a desenvolver a capacidade de posicionar-se frente a questões que interferem na vida coletiva, superar indiferenças, intervir de forma responsável. Assim acreditamos que a Aula Passeio possibilita atingir uma visão ampla e consistente da postura dentro de um coletivo, além de oportunizar um trabalho educativo que possibilita e estimula a participação social.
Projetos Ambientais
Programa Despoluir
Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e o Sest Senat criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores. Neste mesmo ano o Setrerj faz a adesão ao Programa Despoluir. Desde forma ampliando o programa Ambiental Setrerj, disponibilizando dois programas de alto nível para atender as empresas filiadas.Como funciona: As empresas participantes são visitadas periodicamente (quadrimestralmente) pelos técnicos do programa que fazem a avaliação (medição de opacidade) de toda frota de ônibus pertencente as empresas filiadas ao Setrerj. Essas visitas são previamente agendadas com as empresas, e são realizadas por unidades móveis dotadas dos equipamentos (opacímetros) desenvolvidos para realização das medições veiculares.
Os veículos aprovados no Programa Ambiental Setrerj poderão usar o Selo Verde, reconhecido pelos estados e municípios por meio de acordos de cooperação assinados entre os órgãos ambientais locais, as entidades de transporte, Conpet / Petrobras e a CNT/ Sest Senat . Finalizada a visita em cada empresa será sempre gerado um relatório que deverá ser enviado ao Órgão Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (Inea), em cumprimento com a legislação em vigor do órgão ambiental citado.
Programa Procon Fumaça Preta
O Programa de Automonitoramento de Emissão de Fumaça Preta por Veículo Automotor do Ciclo Diesel (PROCON Fumaça Preta) integra o Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV) do Estado do Rio de Janeiro e foi criado pelo poder público estadual (baseado nas resoluções federais IBAMA nº 6 e CONAMA nº 418) como uma das estratégias para reduzir a poluição causada pelos veículos movidos a diesel.
O ‘Procon’ Fumaça Preta’ foi regulamentado pela Resolução CONEMA nº 58 que revisou a DZ-572-R.4 e aprovou a NOP-INEA-14, determinando os procedimentos de operação, a utilização dos aparelhos específicos de medição de opacidade (medição de fumaça) e a periodicidade da entrega dos boletins ao Instituto Estadual do Ambiente – INEA.
Atualmente o custo de mercado da medição de opacidade completa de acordo com a norma vigente gira em torno de R$ 90,00 por veículo. Nesse sentido a Fetranspor executa uma parceria junto ao INEA para o atendimento ao ‘Procon Fumaça Preta’, visando a redução dos custos do atendimento legal. A parceria inclui a responsabilidade técnica por meio de um certificado de registro (o CREV é obrigatório e emitido pelo INEA ao gerente de Meio Ambiente e Planejamento e Controle da Fetranspor, Guilherme Wilson, que por ser engenheiro mecânico assina como responsável pelos laudos emitidos), a comprovação da manutenção periódica e calibração anual dos equipamentos necessários (opacímetros, tacômetros, notebooks e softwares), a utilização de viaturas específicas para o atendimento e a orientação para as equipes técnicas distribuídas nos sindicatos.
Ao longo deste atendimento ao INEA surgiu uma certificação chamada de ‘Selo Verde’, que hoje se estabelece como um convênio entre as partes, mas que surgiu como um adesivo de conformidade ambiental colado no para-brisa dos veículos que estão em conformidade com os limites permitidos para emissão dos gases poluentes. O ‘Selo Verde’ é uma exclusividade da federação e tornou-se um dos principais agentes de marketing positivo e melhoria da imagem do setor quanto às questões ambientais.
A Fetranspor coordena o ‘Convênio Selo Verde’ e garante o atendimento ao ‘Procon Fumaça Preta’ por meio de dois programas de eficiência energética: O ‘EconomizAR’ (desenvolvido em parceria com a Petrobrás/Conpet e implantado pela Fetranspor desde 1997) e o ‘Despoluir – Programa Ambiental do Transporte’ (Programa criado pela CNT e pelo Sest/Senat de Brasília e implementado pela Fetranspor desde 2008).
Além do atendimento legal, os resultados das medições de fumaça geram grande economia do diesel (que não é queimado) promovendo benefícios econômicos, associados à melhoria da eficiência da frota e aumento da competitividade no mercado. Como um resultado secundário ocorreu a diminuição das emissões de gases poluentes, entre eles o CO2 (Gás Carbônico) e o Material Particulado (MP), tornando o ‘Selo Verde’ uma iniciativa que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população fluminense.
Legislação Ambiental:
>> Resolução CONEMA no 418, de 25 de novembro de 2009
>> Instrução Normativa Ibama nº 6, de 8 de junho de 2010
>> Resolução CONEMA nº 58 de 13 de dezembro de 2013
Projetos de Apoio ao Setor
CNT e NTU – Financiamento da Operação dos Sistemas de Transporte Público Coletivo nas Cidades Brasileiras
A covid-19 causou um profundo impacto nos sistemas de transporte público de todo o mundo, em especial no Brasil. A drástica queda na demanda de passageiros, resultado das medidas de distanciamento social, levou as empresas operadoras a uma profunda crise que evidenciou a falência do modelo atual, no qual o serviço é basicamente remunerado pelo passageiro pagante. Como resultado, pelo menos 55 empresas ou consórcios operacionais de transporte público coletivo foram obrigados a interromper a prestação dos serviços, enquanto outros 16 entraram em processos de recuperação judicial durante a vigência do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, de fevereiro de 2020 a maio de 2022. Nesse sentido, a NTU se aliou à Confederação Nacional do Transporte (CNT) para elaboração do presente estudo sobre o Financiamento da Operação dos Sistemas de Transporte Público Coletivo nas Cidades Brasileiras.
SAFE – Combate à Insegurança e ao Vandalismo
Levantamento recente feito pela Revista Ônibus aponta que somente nos primeiros seis meses deste ano, 56 ônibus já foram incendiados no Estado do Rio de Janeiro – número que cresce diariamente. Passageiros, motoristas e cobradores enfrentam o dilema da insegurança nos seus deslocamentos diários.
Como forma de controle e prevenção a futuras ocorrências, a Fetranspor juntamente aos sindicatos e empresas associados utiliza o SAFE. O Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência (SAFE) é um projeto que serve de apoio de inteligência para que as autoridades de segurança possam garantir a integridade dos passageiros e de quem trabalha todos os dias nas diversas linhas distribuídas pelo Estado.
Projetos em parceria com os governos estadual e municipais
Projeto Ligação Niterói – São Gonçalo: Vias Urbanas
Projeto Ligação Niterói – São Gonçalo: Aproveitamento do eixo ferroviário
Programa São Gonçalo 2000 e o Sistema de Transportes de São Gonçalo
Utilização do leito ferroviário de São Gonçalo como Corredor Expresso para ônibus
Produção de projetos de corredores exclusivos para a Alameda São Boaventura