RioCard Escolar

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Rede Estadual – SEEDUC

Cadastramento 1ª via (Alunos novos – aluno que nunca teve RioCard  Escolar)

  • No ato da matrícula, os alunos da Rede Estadual de Ensino de qualquer Município da base Setrerj, deverão solicitar o seu RioCard Escolar na Secretaria da Escola;
  • Nesse momento, a Unidade Escolar entra no site da própria Seeduc (sistema Conexão educação) e marca no campo Gratuidade, o modal (ônibus) registrando o e-mail do aluno requerente;
  • Em seguida, o aluno receberá em seu e-mail, o login e senha para acessar o site www.cartaoriocard.com.br para efetuar os procedimentos de autenticação e acompanhar o andamento da solicitação;
  • O cartão RioCard Escolar será entregue na sua Unidade Escolar;
  • Com o recebimento do cartão, o estudante deverá acessar novamente o site www.cartaoriocard.com.br para realizar o desbloqueio do seu cartão, para iniciar a utilização;
  • O cartão é devolvido no mesmo momento ao próprio estudante.

Atualização de Unidade Escolar

Os alunos que solicitarem a transferência de Escola dentro da Rede Estadual devem solicitar a atualização do seu RioCard Escolar na própria Secretaria da sua nova Unidade Escolar.

Solicitação de 2ª via

Para requerer a 2ª via do cartão do estudante, o próprio aluno deverá:

  • Acessar o site www.cartaoriocard.com.br efetuando os procedimentos de autenticação;
  • Requerer a emissão da 2ª via do cartão;
  • Imprimir o boleto;
  • Efetuar o pagamento;
  • Acompanhar o andamento da solicitação até que receba o cartão, na sua Unidade Escolar;
  • Com o recebimento do cartão, o estudante deverá acessar novamente o site  para realizar o desbloqueio do seu cartão, para iniciar a utilização;
  • O cartão é devolvido no mesmo momento ao próprio estudante.

 

 RioCard Setrerj – Cartão

Laranja

Rede Estadual (Exceto Cartão Estadual SEEDUC)

Rede Federal

Cadastramento 1ª via (Alunos novos – aluno que nunca teve RioCard  Escolar)

  • Faetec (Rede Estadual)
  • Colégio da Polícia Militar (Rede Estadual)
  • Colégio Universitário Geraldo Reis – COLUNI (Rede Federal)
  • Colégio Pedro II (Rede Federal)
  • IFRJ – Niterói (Rede Federal)
  • IFRJ – São Gonçalo (Rede Federal)
  • IFF – Maricá (Rede Federal)

Os alunos devem solicitar o cartão na própria Unidade Escolar. Após o prazo de cinco dias úteis, o usuário deverá entrar em contato através do telefone (21) 2127-4000, de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h, e sábado, das 08h às 14h, ou através do site www.cartaoriocard.com.br, para verificar se o cadastro está disponível para foto. Estando disponível, o aluno deve ir à Loja RioCard Mais, com os documentos necessários, para retirar o cartão.

Documentos necessários:

  • Certidão de nascimento ou RG – Original
  • Comprovante de Residência com validade de, no máximo, 6 meses – Original
  • Declaração escolar com validade de, no máximo, 30 dias, carimbada e assinada pelo diretor (a) ou diretor (a) adjunto – Original.

Alunos matriculados no município de Niterói e residentes em outro município, devem se encaminhar a loja Riocard Mais mais próxima de sua residência, com os documentos listados acima.

NITERÓI, SÃO GONÇALO, MARICÁ, ITABORAÍ, TANGUÁ, CACHOEIRAS DE MACACU, SILVA JARDIM E RIO BONITO

Rede Municipal

Cadastramento 1ª via (Alunos novos – aluno que nunca teve RioCard  Escolar)

Os alunos que moram nesses municípios devem solicitar a 1ª via do seu cartão na secretaria da própria unidade escolar. Após o prazo de cinco dias úteis o usuário vai à Loja RioCard mais próxima de sua residência retirar o cartão.

Documentos necessários para retirada do cartão:

  • Certidão de nascimento ou RG – Original
  • Comprovante de Residência com validade de, no máximo, 6 meses – Original
  • Declaração escolar com validade de, no máximo, 30 dias, carimbada e assinada pelo diretor (a) ou diretor (a) adjunto – Original.

Solicitação de 2ª via:

Para solicitar uma 2ª via do cartão escolar, ligue para o número (21) 2127-4000 ou acesse o link abaixo para maiores informações:

www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade

Alunos que já foram matriculados na rede Municipal e solicitaram transferência para rede Estadual e retornaram a Rede Municipal.  O que devem fazer?

Os alunos que retornaram para a rede municipal e possuem ou possuíram o cartão municipal (na cor laranja), devem se dirigir à secretaria da Unidade Escolar atual para solicitar uma atualização cadastral. Após o prazo de cinco dias úteis será necessário que o estudante utilize o cartão no ônibus para confirmar a atualização.

Caso o aluno não possua o cartão antigo, da rede Municipal, o mesmo deverá solicitar uma 2ª via.

Veja os endereços das Lojas Riocard Mais:

Niterói:
Terminal Rodoviário Presidente João Goulart
Visconde de Rio Branco s/nº – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h

Itaboraí:
Rua Raimundo de Farias, nº 193 – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h.

São Gonçalo:
Praça Carlos Gianelli, s/nº
Shopping Pátio Alcântara
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 09h até às 18h

Maricá:
Avenida Roberto Silveira, nº 152 – loja B – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h

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