Municípios da base Setrerj
Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Silva Jardim
O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro -SETRANS. A parte da frente do formulário deve ser preenchida pelo solicitante e o verso por um médico de Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS. O documento deve conter todas as informações sobre a deficiência e, no caso de doentes crônicos, o tratamento em andamento.
Documentos necessários:
Portadores de deficiência – Cópia dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; 1 (uma) foto 3×4.
Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.
Doentes crônicos – Os documentos relacionados acima e cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde ou conveniada com o SUS onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito no laudo.
Como funciona?
Deficientes físicos, visuais, auditivos ou mentais recebem cartões que garantem a gratuidade equivalente a 60 viagens mensais em cada tipo de transporte (barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens).
Beneficiários residentes em municípios conveniados também receberão 60 viagens em transporte rodoviário intermunicipal.
Doentes crônicos recebem gratuidade unicamente se o tratamento for realizado em cidade diferente da qual resida, com exceção dos municípios que possuam convênio com a Secretaria Estadual de Transportes. Neste caso, o benefício é válido especificamente nos transportes utilizados para a realização do acompanhamento médico. Para quem mora e realiza o tratamento na cidade do Rio de Janeiro, é possível solicitar o cartão caso o deslocamento seja feito através de metrô ou trem.
Onde solicitar?
O Vale Social está presente em todo o Estado do Rio de Janeiro, e pode ser requerido em mais de 200 postos de atendimento, os Postos da Fundação Leão XIII, da Associação Pestalozzi, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), e no Instituto Benjamin Constant, entre outros. Veja a listagem completa no site www.valesocial.rj.gov.br
Meu recurso foi concedido, como faço para retirar meu cartão?
Nesse caso, ligue para a RioCard Mais Atende, através do número (21) 2127-4000, de 2ª feira a sábado, de 07 às 19h, para confirmar se o cadastro já está disponível, estando disponível, agora é só procurar uma Loja RioCard Mais e apresentar os Seguintes Documentos:
– Identidade – Original
– Comprovante de residência – Original
Obs. Caso o comprovante de residência não esteja no nome do titular, o mesmo deverá apresentar uma declaração de residência autenticada em cartório junto com a conta da pessoa que declarou (Original). O titular sendo menor de idade será aceito o comprovante de residência em nome do responsável legal.
Os recursos que foram INDEFERIDOS ou estão em EXIGÊNCIA:
Procure o Posto de Atendimento do Setrans mais próximo de sua residência.
Veja a listagem de endereços no site www.valesocial.rj.gov.br.
Solicitação de 2ª via:
A solicitação da 2ª via é feita através do RioCard Mais Atende, pelo telefone (21) 2127-4000, ou diretamente na Loja RioCard Mais. A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h, e aos sábados, das 08 às 14h. As Lojas RioCard Mais funcionam de segunda à sexta-feira, das 08 às 17h.
O atendente passará ao usuário os dados para depósito e informará que o mesmo deverá ser feito diretamente no caixa do banco Itaú. Não será aceito depósito feito no caixa expresso. Feito o depósito o usuário deverá se encaminhar à Loja RioCard Mais com o comprovante de depósito em mãos para fazer a confirmação do pedido.
A entrega do cartão é feita mediante confirmação do pedido.
Entrega – 2ª via (Lojas Riocard Mais):
É necessário levar a identidade ou certidão de nascimento (originais) e o comprovante de depósito que será recolhido pelo atendente no ato da entrega do cartão.
Veja os endereços das lojas:
Niterói:
Terminal Rodoviário Presidente João Goulart
Visconde de Rio Branco s/nº – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h
Itaboraí:
Rua Raimundo de Farias, nº 193 – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h.
São Gonçalo:
Praça Carlos Gianelli, s/nº
Shopping Pátio Alcântara
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 09h até às 18h
Maricá:
Avenida Roberto Silveira, nº 152 – loja B – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h