Notícias

Home » Notícias » A tecnologia como aliada para promover mais integridade e transparência nas empresas

02/05/2023

A tecnologia como aliada para promover mais integridade e transparência nas empresas


Redação LEC

O mundo mudou… E o mercado também. Os graves casos de fraude e escândalos de corrupção que se tornaram públicos no Brasil nos últimos anos fizeram com que a transparência e a integridade se estabelecessem como valores imprescindíveis para as empresas. Além do crime previsto em lei, esses atos ilícitos mancham a reputação das organizações, afastando clientes, parceiros, fornecedores e demais stakeholders. Diante disso, o investimento em programas de compliance é fundamental para garantir não só a relevância, como também a sustentabilidade do negócio.

Sabe-se que a tecnologia é fundamental para dar mais celeridade e segurança às atividades corporativas e em relação à área de compliance, isso não é diferente. Ao automatizar os processos do setor, as tarefas que antes eram realizadas pelo profissional de compliance de forma manual são otimizadas e, consequentemente, ele ganha mais tempo para identificar possíveis riscos e fazer a gestão de compliance de maneira mais estratégica. Além disso, com a automação também é reduzida a chance de erros humanos durante os processos.

A ferramenta clickCompliance, por exemplo, usa a tecnologia para disponibilizar soluções de aperfeiçoamento dos processos de compliance das empresas, por meio de módulos independentes e personalizados. Atualmente, são oferecidos sete diferentes módulos, que podem ser escolhidos pela empresa de acordo com as suas demandas individuais. Com a ferramenta, as organizações ficam em conformidade com as mais diversas normas brasileiras, como a Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei Anticorrupção e a Lei nº 14.457/2022, que institui o Programa Emprega + Mulheres.

“A implementação de programas de compliance é fundamental para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e para proteger a imagem da empresa. Além disso, as empresas que adotam práticas de compliance estão mais preparadas para lidar com questões éticas e legais, aumentando a transparência e a confiança dos stakeholders. Entendemos a importância deste setor, por isso, queremos ser uma das líderes do mercado de compliance no Brasil, oferecendo mais praticidade aos nossos clientes e abusando de recursos tecnológicos e inovadores”, afirma Marcelo Erthal, CEO do clickCompliance.

Dentre os módulos oferecidos, o de Governança de Documentos facilita a gestão das políticas corporativas ao automatizar processos do dia a dia, como o controle de aceites, validade dos documentos, prazos, revisões, entre outras possibilidades. Já o módulo Treinamentos de Compliance tem objetivo de capacitar os colaboradores em diferentes temas, como conduta no ambiente de trabalho, ESG, fraudes e crimes financeiros, relacionamento com terceiros, diversidade e inclusão, dentre outros assuntos, por meio de vídeos animados disponíveis em uma plataforma intuitiva e dinâmica.

Os módulos Canal de Denúncias e Canal de Privacidade funcionam de maneira semelhante, mas possuem finalidades distintas. Enquanto o primeiro contribui para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e ético, o segundo ajuda as empresas a estarem em conformidade com a Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visto que funciona como uma verdadeira ponte de comunicação entre os titulares dos dados e a organização.

O Compliance Bot combina o melhor da tecnologia e do programa de Compliance da empresa para oferecer um atendimento seguro e de qualidade para os funcionários, possibilitando que eles tirem dúvidas de forma impessoal e anônima. O módulo Regulatório, por sua vez, ajuda o profissional de compliance a fazer a gestão das políticas e normas internas da empresa. Por fim, o módulo Processos de Compliance automatiza a gestão dos processos de compliance e com ele é possível fazer a coleta de informações para mapear os principais riscos das empresas.

“Nós acreditamos que a conformidade deve ser acessível e fácil para todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor. Em 2022, dobramos o número de clientes em nossa carteira, o que demonstra a eficácia e a qualidade do nosso trabalho”, completa o CEO do clickCompliance.

Ao longo dos 06 anos de atuação, o clickCompliance foi reconhecido por importantes instituições do mercado e conquistou diversos prêmios. Dentre eles, destacam-se Microsoft Preferred Solution, prêmio 100 Open Startups, prêmio COMET Competition, prêmio Distrito Awards, finalista prêmio PYME, Startup Acelerada Inovativa, prêmio Tecnologia em Startup pela Associação Comercial do Rio de Janeiro. “Para 2023, estamos confiantes de que manteremos esse crescimento e continuaremos a ajudar cada vez mais empresas a alcançarem a conformidade com tranquilidade”, finaliza Marcelo.

Fonte:  Blog LEC

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2023 | Todos os direitos reservados.