Notícias

Home » Notícias » Fetranspor: Comunicado sobre desabastecimento de óleo diesel

23/05/2018

Fetranspor: Comunicado sobre desabastecimento de óleo diesel


A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro  (Fetranspor) informa que o desabastecimento de óleo diesel atingiu, nesta quarta-feira, um ponto extremamente crítico para a operação das empresas de transporte público, provocando impactos diretos na circulação dos ônibus em todo o Estado.  Levantamento realizado, nesta manhã, estima em até 40% o percentual da frota que não foi para as ruas por indisponibilidade de combustível, comprometendo o transporte de passageiros, especialmente na Região Metropolitana.

Desde a noite de terça-feira, as empresas estão buscando alternativas para superar o desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, que impede a reposição dos estoques de combustíveis nas garagens, um serviço essencial à operação que é realizado diariamente. Na tentativa de manter o transporte, os ônibus estão sendo abastecidos, em caráter emergencial, em postos de gasolina, já que as reservas de óleo diesel nas empresas estão completamente comprometidas, com previsão de se esgotarem em até 24 horas.

O cenário para quinta-feira pode ser agravado caso o abastecimento não seja normalizado, levando à retenção nas garagens de um número maior de ônibus, podendo atingir até 70% da frota. O consumo de óleo diesel chega a 2 milhões de litros por dia em todo o Estado.

A alta no preço do óleo diesel é um fator que preocupa também o setor de transporte público e pode causar sério impacto para a população. De 2017 para 2018, foram registrados reajustes de 40% no valor do combustível. Trata-se do insumo de segundo maior peso no custo de operação das empresas de transporte público.

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2020 | Todos os direitos reservados.