Notícias

Home » Notícias » Informativo ITDP Brasil – Outubro 2019

01/10/2019

Informativo ITDP Brasil – Outubro 2019


Outubro, 2019

ITDP e IPEA apresentam resultados de estudo sobre o acesso às oportunidades brasileiras

No último dia 18, o ITDP Brasil participou de um webinar sobre a pesquisa “Acesso às oportunidades brasileiras”, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e com a participação da Secretaria de Mobilidade (Semob) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). O estudo tem como objetivo avaliar quantos postos de saúde, trabalho e educação a população brasileira consegue acessar a pé, por transporte público ou pela bicicleta, considerando viagens de 30, 60 e 90 minutos. A pesquisa apresenta análises de acessibilidade por modos ativos – a pé e bicicleta – para as vinte cidades mais populosas do país e por transporte público para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba. Saiba mais.

Boletim #3 apresenta o controle de veículos poluentes como alternativa para melhorar a qualidade de vida nas cidades

O uso intensivo do automóvel em nossas cidades e os estímulos que existem para utilização de carros particulares, como os espaços dedicados para estacionar os veículos, têm ligação direta com o cenário de emergência climática que vivemos. O Boletim #3 – Os carros e a cidade em colapso aborda quais são os caminhos que precisamos percorrer para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e a baixa qualidade do ar nas áreas urbanas. A publicação destaca experiências de cidades que têm adotado medidas de desestímulo ao uso do carro e limitado o espaço dedicado aos automóveis nas ruas e edificações. No Brasil, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo já tomaram algumas decisões com esses objetivos. Confira!

ITDP Brasil promove capacitação sobre mobilidade e inclusão em Campo Grande em parceria com o BID

O ITDP Brasil promoveu uma capacitação sobre mobilidade, desenvolvimento inclusivo e igualdade de gênero em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para um grupo de mais de 50 técnicos e servidores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e faz parte do programa Reviva Campo Grande. A apresentação reuniu conteúdos sobre mobilidade urbana com o objetivo de apresentar aos participantes as dificuldades que os grupos mais vulneráveis – como crianças, idosos, cuidadores, gestantes, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida –  têm ao se deslocar pela cidade. Saiba mais!

Projeto Conectar Queimados é apresentado à população em audiência pública

O Consórcio Conectar Queimados, formado pelo ITDP, Edutec e ATP Engenharia, promoveu uma audiência pública em Queimados com o objetivo de apresentar as propostas de intervenção que estão sendo desenvolvidas para o entorno da estação de trem de Queimados. Além de representantes do Consórcio, a atividade contou com a presença de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Queimados. Conheça esse projeto que é pioneiro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro!

ITDP marca presença em diversos eventos durante o mês da mobilidade

Ao longo de setembro, o ITDP recebeu convites para participar em diversos eventos e seminários sobre mobilidade urbana. No Rio de Janeiro, falamos sobre bicicleta e inclusão social no Museu do Amanhã, participamos de duas atividades na Universidade Federal do Rio de Janeiro: o Mobilitalks, promovido pelo Programa de Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ) e uma palestra sobre mobilidade urbana e mudanças climáticas no Instituto de Economia. Na Conferência Internacional de Tarifa Zero, abordamos a eletrificação como um caminho para diminuir o preço do transporte.

Em São Paulo, participamos de um seminário da Defensoria Pública sobre mobilidade urbana, direito à cidade, gênero e acessibilidade e do evento promovido pelo Cidades 21 com apoio do Itaú sobre integração de modais e sustentabilidade. Também estivemos presentes no Connected Smart Mobility em São Paulo. Fora do Brasil, estivemos no TUMI International Summer School, em Leipizig, na Alemanha, na Biennal of the Americas em Denver e no 6th Women’s Issue in Transportation, em Irvine, nos Estados Unidos.

Próximas turmas da MobiliCAMPUS

A segunda turma da MobiliCAMPUS chegou ao fim e a terceira começa na próxima semana! As próximas oportunidades serão oferecidas em 2020. Caso deseje receber um lembrete sobre as próximas turmas e novidades, clique aqui e cadastre-se no informativo da plataforma.

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2023 | Todos os direitos reservados.