Notícias

Home » Notícias » Moovit passa a exibir horários dos ônibus em tempo real para Niterói

17/11/2021

Moovit passa a exibir horários dos ônibus em tempo real para Niterói


Os passageiros também passam a saber antes em quais veículos podem pagar com aproximação, em mais uma etapa da parceria com o Cartão Digital da RioCard Mais

 

 

Niterói, 18 de novembro de 2021 – O Moovit, uma empresa Intel, agora informa seus usuários em Niterói quanto tempo falta para os ônibus chegarem aos pontos. A comodidade se tornou possível graças a uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj). As informações em tempo real estão disponíveis em 45 linhas do Consórcio Transoceânico, Expresso Garcia e Ingá.

Além da facilidade para localização dos veículos, o Moovit também passa a informar quais ônibus aceitam pagamento por aproximação, o NFC. O recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito.

“O Moovit tem a missão de simplificar a mobilidade urbana para todos. Há tempos queríamos trazer essa comodidade para Niterói e beneficiar os moradores da cidade. Somos gratos ao Setrerj pela parceria, e esperamos que cada vez mais pessoas usem o transporte público com essas facilidades”, afirma Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.

“Queremos que os niteroienses e cada vez mais passageiros de transporte público no estado do Rio de Janeiro tenham mais comodidade ao usar os ônibus. A parceria com o Moovit tem este objetivo”, diz Marcio Barbosa, presidente do Setrerj.

Como verificar os horários de chegada em tempo real no Moovit

Os horários dos ônibus no Moovit são exibidos em duas cores: os horários programados em preto, e as estimativas em tempo real em verde. Os horários programados são fornecidos pelas empresas e operadores de transporte, coletados em fontes de informação oficiais ou checados pela Comunidade Mooviter.

Já o horário em tempo real é baseado na localização atual do veículo por meio de sinal de GPS emitido por ele, fornecido pela empresa ou operador de transporte público. A precisão dessas estimativas pode variar, dependendo da qualidade do sinal do GPS, das condições de tráfego e  da estabilidade da fonte de dados.

O que é NFC

NFC (near-field communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo com um chip NFC.

NFC no Cartão Digital

A tecnologia NFC é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o smartphone do passageiro e o validador do meio de transporte. Com a tecnologia presente em ambos os equipamentos, o pagamento com o Cartão Digital Riocard Mais será efetuado.

Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play. O assistente virtual Tomais ajuda no passo a passo, que é muito simples: basta preencher o cadastro, criar uma senha segura e definir um PIN com quatro dígitos, que será utilizado para autenticar cada pagamento de passagem. Depois de solicitar a criação do Cartão Digital, um e-mail será enviado com todas as informações. Até o momento, 106 mil clientes fizeram o download e 68 mil habilitaram o cartão digital para uso.

Sobre o Moovit

Moovit, uma empresa Intel, é o líder global em Mobilidade como Serviço (MaaS) e o aplicativo de mobilidade urbana mais usado do mundo. O Moovit simplifica a maneira como as pessoas usam o transporte público, micromobilidade e outras formas de transporte. Mais de 1 bilhão de usuários usam o app gratuitamente no Android, iOS e na web em 3400 cidades de 112 países. O Moovit foi adquirido pela Intel em 2020 para unir forças com a Mobileye no desenvolvimento do transporte autônomo, e recentemente apresentou o MoovitAV.

Sobre a RioCard Mais

A Riocard Mais é a maior empresa de bilhetagem eletrônica do país, sendo referência internacional. O cartão é multimodal, aceito em todos os meios de transporte público e está presente em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são 4 milhões de cartões ativos e, por mês, são realizadas cerca de 150 milhões de transações eletrônicas com os cartões Riocard Mais. A empresa disponibiliza ampla rede de atendimento aos clientes, com mais de 20 lojas físicas, 500 máquinas de recarga, 920 pontos de recarga em todo o Estado e atendimento com assistente virtual no Whatsapp, além de opções de recarga com cartões de crédito, débito, PIX ou boleto bancário no site ou no aplicativo próprio e cartão físico, pulseira, chaveiro e Cartão Digital como forma de pagamento de passagem.

Contato para Imprensa

Marcelo Tavela – Comunicação Moovit

(21) 99122-3706 / marcelo.tavela@moovit.com

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2020 | Todos os direitos reservados.