21/03/2023
Por Vítor d’Avila, A Trubuna, 21/03/23
Editais lançados a partir de hoje deverão priorizar uso de eletrifcados
A administração pública de Niterói, a partir de agora, vai priorizar a aquisição de automóveis elétricos para atender às suas necessidades. Na edição de hoje (21) do Diário Ofcial do Município, foi publicado decreto criando a política de estímulo ao uso de carro elétrico na administração pública municipal.
Dessa forma, nos contratos administrativos celebrados pela administração pública municipal, direta ou indireta, nos quais houver previsão de uso de veículos, deverá ser utilizado, prioritariamente, carros elétricos, movidos exclusivamente por motor à bateria. As condições deverão constar tanto nos editais quanto estudos técnicos.
O Município justifcou a medida afrmando que há a necessidade de estimular o uso de novas tecnologias mais sustentáveis. Os objetivos da criação da política de estímulo ao uso de carro elétrico são a proteção integral ao meio ambiente e princípio da efciência, que, ainda segundo o Município, deve nortear as ações do Poder Público.
A medida será válida para editais sejam celebrados após a publicação do decreto. Há possibilidade de exceções quando, por exemplo, não houver veículo elétrico com as características necessárias para o tipo de uso, bem como quando não for recomendável tal tipo de uso por razões técnicas ou logísticas.
Um dos primeiros carros elétricos a ser incorporado à frota do Município de Niterói é um Caoa Chery iCar. É um modelo compacto urbano 100% elétrico. Possui autonomia de 197 km (PBEV 2023) e baterias recarregadas em 36 minutos aproximadamente, em carregamento rápido. O veículo estará a serviço da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).
Ônibus elétricos voltam à pauta
Após os testes e a consulta pública realizados no fnal de 2021, o Município de Niterói voltou a planejar a implantação de ônibus elétricos. Fontes ligadas ao governo afrmam que a manutenção de veículo desse tipo é até 70% mais barata do que a de um ônibus convencional. Dessa forma, é estudada a hipótese de diminuir o custo para as empresas que operam no sistema, o que poderia congelar o valor da passagem, atualmente em R$ 4,45, por até 5 anos.
A aquisição, junto à empresa BYD, que utiliza tecnologia chinesa, deverá ser feita por meio de um consórcio formado por nove cidades. Os municípios buscam, junto ao Ministério da Fazenda, diminuir em cerca de 35% o imposto sobre a importação da tecnologia. A BYD, atualmente, possui a capacidade para produzir 15 ônibus por ano. Existe a expectativa de que, até o ano que vem, a frota municipal conte com até 40 ônibus elétricos. Desse modo, o fnanciamento feito pelos municípios faria com que a montadora ampliasse sua capacidade.
Infraestrutura
A administração pública municipal poderá tomar medidas de apoios necessárias para providenciar infraestrutura de recarga para os carros elétricos, podendo ainda eleger locais para instalação de pontos de recarga para estimular o uso dos veículos elétricos, levando em consideração as normas técnicas vigentes. A política de estímulo ainda prevê que órgãos públicos, na medida de suas competências, adotarão medidas para incentivo ao uso de veículos elétricos, tais como divulgação de pontos de recarga e criação de vagas de estacionamento preferenciais.
Parceria com a UFF em estudo
Em dezembro do ano passado, o secretário Municipal do Clima, Luciano Paez, visitou o Laboratório de Mobilidade Elétrica (EMOBIL) da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Praia Vermelha, onde foi recebido por membros da equipe Faraday E-Racing. O grupo se sagrou vice-campeão do Fórmula Sociedade de Engenharia Automobilística (SAE), competição disputada em Piracicaba (SP) e que consagra projetos nacionais inovadores na área.
No ano passado, os alunos de Niterói projetaram e construíram um carro elétrico movido a baterias de lítio. Pesando 230 quilos e composto por chapas de metal, tubos, muitos fos e conectores, o veículo se destacou em diversos quesitos. O secretário Luciano Paez afrmou, na ocasião, que está estudando formas de estabelecer uma parceria com os alunos da equipe Faraday.
“A Prefeitura de Niterói vem apoiando movimentos ligados à energia sustentável como ocorre, por exemplo, no Desafo Solar Brasil (DSB), tradicional rali de barcos movidos à energia solar. Estamos sempre preocupados em estimular o desenvolvimento de tecnologias limpas. E agora, com essa iniciativa de alunos da UFF, que tão bem representam Niterói, não seria diferente. Já estamos estudando maneiras de apoiar esse projeto” afrmou.
Compartilhe: