08/02/2023
Cartão Digital pode ser utilizado nos principais meios de transporte público que já têm tecnologia NFC. APP oferece ainda compra e ativação de recargas no próprio aparelho
Pioneira na bilhetagem eletrônica no Brasil, a Riocard Mais dá continuidade à sua transformação digital e lança a nova versão de seu aplicativo que permite o pagamento no transporte público somente com o celular e sem a utilização do tradicional cartão físico dos modelos Expresso (rosinha) e Vale-Transporte (laranjinha). Inovadora, a tecnologia possibilita ainda a ativação imediata no próprio celular dos créditos de transporte adquiridos, garantindo mais autonomia no planejamento das viagens para os mais de 5 milhões de clientes em todo o Estado do Rio. O novo serviço, assim, torna mais ágil o acesso a todos os meios de transporte coletivo com os cartões Riocard Mais, como ônibus de linhas municipais e intermunicipais, metrô, trens, vans autorizadas, sistema BRT e VLT.
O uso do Cartão Digital é simples e rápido. O cliente deve ter um telefone com a tecnologia NFC, que viabiliza o pagamento por aproximação e é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC. Com o novo aplicativo já instalado no celular, basta gerar um novo cartão em formato digital. A criação de um PIN garante a segurança, com a opção de habilitar o acesso por autenticação biométrica. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia, uma vez que as informações relativas à passagem já foram geradas. Pelo aplicativo Moovit, é possível verificar os modos de transporte já equipados com a tecnologia NFC.
“É uma tecnologia nova, pronta para ser utilizada em todos os meios de transporte que têm validadores com leitor de NFC. É um meio de pagamento com boa perspectiva de crescimento e que era aguardado pelos passageiros. É o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, sendo aceito na Região Metropolitana em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, metrô, trens, vans legalizadas, sistema BRT e, brevemente, no VLT”, explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais.
Alerta de saldo
Mais moderno e seguro, o novo aplicativo traz em um só canal digital todos os serviços que estavam disponíveis nos apps Cartão Digital + Valida Mais e Riocard Mais, instalados em mais de 2,3 milhões de aparelhos, que serão desativados ou atualizados gradualmente com a migração dos clientes para o novo produto. O app apresenta nova identidade visual, com mais atalhos de visualização das funcionalidades disponíveis. Uma das novidades é a função “Alerta de saldo”, que envia ao cliente uma notificação quando o valor contido no cartão estiver abaixo de R$ 25, facilitando a programação de novas recargas.
O App da Riocard Mais traz ainda produtos e serviços já aprovados pelos clientes, como a possibilidade de acompanhar o saldo e o extrato dos cartões já cadastrados, dando total transparência à utilização dos créditos de transporte. E o controle pode ser realizado em mais de um cartão por meio da funcionalidade “Meus cartões Riocard Mais”, permitindo a gestão de cartões de familiares ou colaboradores para recarregar de forma mais rápida e prática. Há ainda a opção “Meus pedidos”, para a consulta de todas as recargas adquiridas até a validação. Em caso de dúvidas, basta acessar a função “Me chame no Whatsapp”, para acessar o Tomais, o assistente virtual da Riocard Mais, que também está disponível pelo número (21) 2127-4000.
– Nosso objetivo é transformar o aplicativo no principal canal da empresa com os nossos clientes. Com a fusão dos aplicativos, reunimos todos os serviços disponíveis e passamos a oferecer novas funcionalidades em um aplicativo moderno, com um design atraente e com maior usabilidade. O pagamento por aproximação com a tecnologia NFC é uma tendência mundial e uma novidade no setor de transporte público, que já incorporamos à rede de produtos e serviços da Riocard Mais – conta Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais.
Pagamento por PIX
As facilidades não param por aí. A recarga de créditos de transporte pelo aplicativo foi um ponto que recebeu a atenção dos desenvolvedores do novo produto. Agora, o pagamento por PIX se junta às opções de utilização de cartões de débito e crédito, tornando ainda mais fácil e rápida a compra de passagens por parte dos clientes. A segurança está garantida com o uso da autenticação biométrica, incorporada às novas funcionalidades. Após adquirir os créditos para os cartões físicos, basta acessar a opção “Validar recarga” (possibilita ainda a consulta de saldo em tempo real do cartão físico). O serviço de pagamento por PIX está disponível tanto para os cartões físicos do tipo Expresso ou Vale-Transporte como para o novo Cartão Digital. Em 2022, o crescimento do novo modelo de pagamento no sistema Riocard Mais tem sido, em média, de 27% ao mês, totalizando mais de 2,3 milhões de transações até agora.
– Buscamos sempre a melhor experiência para o nosso cliente. Agora, podemos oferecer os principais serviços na palma da mão, ao alcance do celular, em um único aplicativo. Evoluímos para facilitar e simplificar a experiência no sistema Riocard Mais – afirma Melissa Sartori, lembrando que o novo aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para o sistema Android como para o sistema Ios (Iphone).
A Riocard Mais
A Riocard Mais é a maior empresa de bilhetagem eletrônica do país, sendo referência internacional. O cartão é multimodal, aceito em todos os meios de transporte público e integra mais de 70 cidades no Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são mais de 5 milhões de cartões ativos e, por mês, são realizadas cerca de 130 milhões de transações eletrônicas. A empresa disponibiliza ampla rede de atendimento aos clientes por meio de redes sociais, central telefônica, 20 lojas físicas, mais de 300 máquinas de autoatendimento e mais de 900 pontos de recarga em todo o Estado.
Compartilhe: