31/01/2022
Diário do Transporte, 29/01/22
A partir dessa semana os passageiros dos ônibus do transporte coletivo das cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá, na Grande Rio de Janeiro, passam a contar com o aplicativo Moovit.
O Moovit, uma empresa Intel, informa que a implementação já começou e será realizada ao longo das próximas semanas.
A parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), iniciada no ano passado em Niterói, passará a contemplar assim todas as 29 empresas que compõem a entidade.
Com isso, serão mais de 200 linhas municipais e outras 230 intermunicipais alcançadas na parceria. Isso significa que 36 milhões de passageiros todos os meses poderão ser beneficiados pelas informações do Moovit que, além da facilidade para localização dos veículos, também passa a informar quais ônibus aceitam pagamento por aproximação, o NFC. O NFC (near-field communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio.
O recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito.
O gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares, conta que a parceria com o Setrerj deu muito certo em Niterói, e que a expansão para os outros municípios era natural. “Queremos que cada vez mais passageiros possam usar o transporte público de forma inteligente, com apoio dos dados e da tecnologia. Em breve, mais cidades da região metropolitana do Rio também terão informações disponíveis no app”, conta o executivo.
Já o presidente do Setrerj, Marcio Barbosa, calcula que as empresas do sindicato atendem a uma população de mais de 2 milhões de pessoas. “O trabalho em parceria com o Moovit e a Riocard Mais é importante para trazer cada vez mais pessoas para o transporte público”, afirma.
Compartilhe: