O Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) está trabalhando em um projeto de Integridade e Conformidade, buscando estar em Compliance. A iniciativa é uma exigência do novo Conselho, eleito em abril deste ano, e terá, entre suas ações, a construção de um Código de Ética e de Conduta.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em maio, conta com um Grupo de Trabalho (GT), criado e coordenado pelo presidente executivo do Sindicato, Marcio Coelho Barbosa, e composto pelas principais lideranças da instituição, das áreas: financeira, de tecnologia, de mobilidade, de gratuidade, ambiental e de consórcios, que se reúne semanalmente.

Foto: Divulgação / Setrerj

Na primeira etapa do trabalho, o GT está se aprofundando no tema, participando de treinamentos e fazendo benchmarking. O Grupo já visitou os profissionais responsáveis pelo Compliance na Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, que começou a construir seu projeto há cerca de um ano; no Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro), que também está com seu projeto de conformidade em desenvolvimento, e na Viação Teresópolis e Viação 1001, que trabalham em seus Programas de Compliance há dois anos e meio. “Todos foram muito receptivos e passaram importantes orientações para o Grupo do Setrerj”, afirma Marcio Barbosa.

O Grupo de Trabalho participou ainda de seminários presenciais na Federação das Empresas de Transportes e na Associação Comercial do Rio de Janeiro, além de fazer um treinamento online sobre o assunto. Segundo Marcio Coelho Barbosa, nessa fase inicial a proposta é que o Grupo adquira conhecimento e ouça as experiências. A próxima fase será de compartilhamento com os demais funcionários do Sindicato. “A ideia é que, após o projeto estar pronto e implementado, o Setrerj sirva de exemplo e mostre o caminho a ser percorrido também pelas empresas associadas”, destaca o presidente.

Compliance significa conformidade. Uma organização que está “em Compliance” é aquela que atua conforme as normas, cumprindo rigorosamente legislação, normas e regulamentos internos e externos, além de ter uma postura ética. Ou seja: uma organização aberta, transparente, justamente porque não tem nada a esconder.