Notícias

Home » Notícias » Transporte sustentável no Brasil: por que é preciso pensar em alternativas além da eletromobilidade?

15/07/2024

Transporte sustentável no Brasil: por que é preciso pensar em alternativas além da eletromobilidade?


Por Richele Cabral, Diretora da Semove.

A eletrificação da frota, tanto de automóveis como de ônibus, é uma tendência mundial em busca de soluções para a descarbonização. No entanto, no Brasil, a implantação de ônibus elétricos enfrenta diversos desafios que exigem cautela e soluções alternativas.

Entre os principais obstáculos destaco o alto custo de aquisição, a infraestrutura de recarga insuficiente, a limitação de financiamento, os desafios técnicos e operacionais e a falta de regulamentação.

Logo, a implantação da frota elétrica no Brasil não é uma solução tão simples como pode parecer. Por isso é preciso buscar outras alternativas de energia sustentável para o setor de transporte coletivo que sejam viáveis para a realidade brasileira.

Tendo em vista que o Brasil tem uma produção crescente de energia renovável, esse fato já coloca o país em posição privilegiada na busca de um biocombustível de melhor qualidade. Além disso, o uso de biocombustíveis nacionais apresenta algumas vantagens: exige menor investimento e oferece maior adaptabilidade para as operadoras de transporte público.

Ao investir em biocombustíveis nacionais, o Brasil pode construir um futuro mais verde para todos.

Veja o original aqui.

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2024 | Todos os direitos reservados.