Notícias

Home » Notícias » Você tem consciência das suas habilidades para se tornar um líder na área de compliance?

14/08/2020

Você tem consciência das suas habilidades para se tornar um líder na área de compliance?


 

Por Daniele Pescadinha

Quando se fala em compliance, muito se menciona da capacidade e habilidade técnica necessária desse profissional, que pretende atuar ou aprender sobre essa área, principalmente em função da responsabilidade e exigência que esse executivo é submetido, se faz importante que o mesmo desenvolva e tenha qualidade em sua liderança.

Líderes que são conscientes e conhecem suas habilidades pessoais, conseguem e se tornam destaques no meio em que atuam, principalmente nesse momento de pandemia em que a distância humana se faz necessária em muitas empresas e os valores e o comportamento ético desses líderes, são especialmente testados em situações de crise.

Com isso, é importante a atenção dos profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do compliance para 4 pilares: dizer a verdade, manter as promessas, ser justo e respeitar os indivíduos.

Com relação ao quarto pilar, é importante que o líder da área do compliance, entenda quais os valores intrínsecos de seus funcionários, pois isso o auxiliará na implementação do seu programa de compliance, em dar prosseguimento conforme estratégia da empresa, além do seu engajamento com todos da empresa, mas será que o líder da área do compliance tem conhecimento da sua capacidade de liderança e para retirar dos outros funcionários o que eles tem de melhor?

Por isso, é importante mencionar, que além dos valores e do comportamento ético do líder, se faz necessário ter conhecimento de algumas habilidades importantes para atuar nessa área, e isso não se traz apenas com a literatura ou com o conhecimento sobre soft skills, é importante aprender e entender sobre o que acontece no dia a dia de uma corporação, para que através do domínio dessas habilidades seus objetivos sejam alcançados.

E com isso, seguem algumas dessas habilidades exigidas do profissional da área do compliance e que serão discutidas e trabalhadas no Programa Liderança em Compliance:

• Ser ágil e flexível
É o momento em que o profissional da área do compliance consegue identificar todos os setores da empresa, e sendo ágil nessa tarefa o mesmo conseguirá apontar quais são as fragilidades e problemas do negócio, evitando desta forma que a organização venha a sofrer algum dano.

• Ser um apreciador das diferenças entre as pessoas e culturas
O profissional da área do compliance saberá identificar a personalidade única e a forma de trabalhar de cada funcionário e através dessas habilidades ter a sensibilidade no trato com as pessoas.

• Ter a capacidade de compreender as emoções
O profissional da área do compliance deverá analisar o problema em sua totalidade. Portanto antes da punição, deverá identificar a coerência e veracidade da denúncia, por exemplo o que motivou a prática por parte do funcionário para que tal conduta acontecesse, ocasionando um problema para o negócio da empresa.

• Ser um bom negociador e ter habilidades persuasivas
O profissional da área do compliance dever ser capaz de identificar setores com problemas, além de buscar uma forma compassiva de evitar ou amenizar situações de constrangimento dentro deles, o qual será prejudicial ao negócio da empresa.

• Ter a capacidade de olhar as coisas por múltiplas perspectivas
O profissional da área do compliance verifica que todo lado ruim é uma possibilidade de aprimoramento e melhora nos procedimentos internos para que não seja prejudicial ao negócio da empresa.

• Ser um bom comunicador e ouvinte
O profissional da área do compliance mantém um equilíbrio na atenção com os funcionários e a alta administração da empresa. É preciso que ele saiba ouvir as necessidades de todos e buscar uma comunicação única da empresa para o mundo exterior.

• Saber receber críticas de maneira positiva
O profissional da área do compliance compreende que os erros são inevitáveis. Portanto, trabalha de forma a superar aquilo que está errado praticando a autorresponsabilidade.

• Ter uma boa conexão com o seu público
O profissional da área do compliance deve buscar múltiplas formas de se conectar com seus terceiros, consumidores e futuros clientes além de dar atenção ao que cada um necessita de forma ideal, demonstrando muitas vezes a maneira de prestar aquele serviço, para que não seja prejudicial ao negócio da empresa.

• Dever de confiança
O profissional da área do compliance precisa ter a capacidade em criar um time forte, autoconfiante, conciso e que seja capaz de trabalhar em harmonia.

• Ser resiliente
O profissional da área do compliance persevera em busca de soluções preventivas. Assim que identifica um problema, trabalha com ele e auxilia a proteger a boa reputação da empresa.

Veja o original aqui.

Compartilhe:
© Copyright Setrerj 2020 | Todos os direitos reservados.