Ônibus iluminados por causa do Natal circulam em São Gonçalo

O São Gonçalo, 07/12/18. Por: Dayse Alvarenga e Rafaela Batista 

Passageiros aprovaram a iniciativa da empresa

O Papai Noel esse ano talvez não venha de trenó para trazer os presentes daqueles que se “comportaram bem” o ano inteiro, mas de ônibus, pelo menos para quem mora em São Gonçalo. Brincadeira à parte, a Viação Mauá trouxe para a cidade mais vivo o espírito natalino, desde a semana passada, quando vários coletivos de linhas intermunicipais que ligam São Gonçalo a Niterói e uma linha municipal de São Gonçalo da empresa começaram a rodar iluminados, chamando a atenção dos passageiros e até mesmo de funcionários de outras empresas de ônibus.

Quando o primeiro ônibus da empresa apareceu no Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói, muitos passageiros que estavam no local não acreditaram no que viam e ficaram fascinados com a novidade.

Segundo a direção da empresa, até o momento, há nove carros circulando entre as linhas intermunicipais 408 e 409 (Alcântara/Niterói e Trindade/Niterói, respectivamente), da Viação ABC que pertence à Mauá assim como as viações Icaraí e Auto Ônibus Alcântara e a municipal da própria Mauá 37 (Boaçu), além da intermunicipal 532 (Alcântara-Niterói).

Ainda de acordo com a Viação Mauá, hoje, a linha municipal 01 (Santa Izabel), da viação Auto Ônibus Alcântara, e na próxima segunda-feira, a linha 12A (Santa Luzia) da Viação Icaraí receberão a iluminação especial.

A iluminação de ônibus é uma novidade na Região Metropolitana do Rio mas usual em outras metrópoles, como em São Paulo, por exemplo, quando as empresas de ônibus já têm o costume de enfeitar e iluminar os seus veículos com motivos natalinos.

Governo do RJ lança o Mapa Rio Metropolitano de Transportes

 

O Governo do Rio divulgou nesta segunda-feira (3) o “Mapa Rio Metropolitano de Transportes”. A ferramenta tem como objetivo padronizar a visualização de todos os serviços de transportes de alta e média capacidade e as respectivas integrações disponíveis aos usuários.

Todos os modais de transporte público, estações e terminais rodoviários sob competência do estado deverão expor o ‘mapa’ em local visível, assim como de seu respectivo selo com QR Code para que o usuário possa baixá-lo no celular.

A cerimônia de lançamento da plataforma ocorreu em auditório anexo do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Estamos acostumados a utilizar mapas semelhantes em todo o mundo, mas não contávamos com um no Rio de Janeiro. Disponibilizar a rede estrutural de transportes de uma maneira padronizada é uma forma de aprimorar a mobilidade dos usuários e promover a integração entre todos os modais. A ideia é ampliar ainda mais o leque para que futuramente sejam lançados outros mapas, como um voltado exclusivamente para acessibilidade e um turístico”, destacou Rodrigo Vieira, secretário de Estado de Transportes.